quarta-feira, 25 de julho de 2007

Shalom

שלום עלינו ועל כל ישראל - Shalom 'aleinu ve'al kol Yisra'el - Paz seja sobre nós e sobre todo Israel

É com grande prazer que inicio esse blog, onde poderei me expressar, falar um pouco sobre mim, postar alguns estudos bacanas, etc.

Muitos já me conhecem da Internet, seja do Orkut, seja de fóruns judaico-messiânicos e nazarenos, grupos do Yahoo, etc, mas mesmo assim vou me apresentar:

Sou conhecido como "haTalmid" ("O Discípulo" em hebraico), sou descendente de judeus sefaraditas que vieram para o Brasil, por causa da inquisição. Sou o que é chamado em hebraico de "Ben Anussim", que significa "Filho de Forçados", pois meus antepassados foram forçados a se converter ao cristianismo para escaparem da fogueira da Inquisição.

Muitos talvez digam que o certo seria que esses "forçados" fossem para a fogueira ao invés de aceitarem a idolatria católica, já que o judaísmo diz que um dos únicos motivos pelos quais não devemos preservar a nossa vida é pela idolatria, ou seja, entre a idolatria e a morte, o judeu deve escolher a morte. Mas quem poderia julgar essas pessoas ? Quem poderia afirmar com toda a certeza que no lugar desses forçados eles não fariam a mesma coisa ? Quem puder responder isso com a consciência tranquila, parabéns !!!

Minha família foi completamente assimilada pela cultura ocidental, devido e essa conversão ao cristianismo e pela impossibilidade, muitas vezes, de manter as tradições judaicas mesmo que em segredo.

Sou judeu messiânico (sim, existem judeus verdadeiros que crêem que o Messias é Yeshua ben Yossef - Yeshua filho de José), estou sem congregação pois moro longe da congregação mais próxima. Mas B''H (Barukh haShem - Bendito é o Eterno) que a fé judaica é independente de congregações, podendo ser vivida em sua casa. Claro que é super importante a comunhão com os irmãos bem como receber alimento espiritual vindo da leitura da Torah na sinagoga, mas be'Ezrat haShem (com a ajuda do Eterno), logo estarei congregando em alguma sinagoga.

Sou professor de hebraico para iniciantes, e de vez em quando, eu vou postar algumas lições de hebraico para poder ajudar aos interessados.

Tenho 27 anos, sou casado, moro na região da Grande São Paulo. Sou estudante de teologia judaico-messiânica, e esse é um dos meus maiores hobbies: estudar !!!

Espero que esse blog seja útil de alguma forma para os visitantes !!!

No Mashiach,

Roni

6 comentários:

Edimar Porfiro disse...

Boa tarde,
Permita me apresentar: Meu nome é Edimar Porfiro e sou evangélico, tenho muita vontade de aprender Hebraico para melhorar meus conhecimentos sobre a Bíblia;
Gostaria da sua indicação sobre onde posso fazer um curso on-line de Hebraico, visto que meus dias estão corridos e agora não teria tempo para frequentar uma escola normal, pois vi que vc ensina aí em SP;
Gostei muito dos seus estudos aqui no blog.
A paz do nosso Senhor Jesus.

Unknown disse...

Boa tarde eu gostaria de saber sobre Salmos 16:10 - qual palavra é essa que se usa aqui:
...Ki ló taazov nafshi lishe'ol, lo titen chassidechá lirót shachat.
O que siginifica nafshi?
gostaria de saber onde encontro um dicionário confiavel que me ajude, a entender as palavras da bíblia.
Obrigada desde já.

Contato disse...

Shalom Edimar,

Desculpe a demora, mas meu e-mail estava com problemas e não recebi sua notificação de comentário. Bom, eu conheço um site para aulas online de hebraico, visite www.aprendahebraico.com

Shalom

Contato disse...

Shalom Gicele,

A palavra "nafshi" em hebraico vem da palavra נפש - "néfesh" que significa "alma" acrescida do sufixo pronominal da primeira pessoa "i", portanto נפשי - "nafshi" significa "minha alma".

Shalom

Unknown disse...

Shalom ,meu nome é Helvis e sou de Fortaleza,gostei muito de tudo que tenho lido e estou me alimentando de tudo que o SENHOR tem me dado.Gostaria muito se póssivel entrar em contato com vc(talmid Yeshua),aqui esta meu MSN,HAIGEFRAIM@HOTMAIL.COM,PRECISO TIRAR ALGUMAS DUVIDAS COM VC

agnaldonegoçio disse...

shalom´´ meu nome e agnaldo ficou feliz ao ver que as pessoas estao acordano pra realidade.afinal d-us so tem um povo! este e israel:que o eterno ilumine cada dia mais aos que ama sua aliaça.!