quarta-feira, 25 de julho de 2007

Torat Yeshua

שלום עליכם אחים וחברים - Shalom 'aleikhem 'achim vachaverim - Paz seja sobre vós, irmãos e amigos !!!

Talvez vocês estejam se perguntando: "Porque o nome desse blog é Torat Yeshua ?"

É simples, esse nome significa "Torah de Yeshua" !!!

"Mas o que tem a ver Torah com Yeshua ? Torah não é a lei dos judeus ? Então Yeshua não tem nada a ver com Torah !!!"

Primeiro, eu devo explicar que a palavra Torah, não significa "lei" , mas sim "instrução", ou seja, a Torah é a instrução vinda direta do Eterno para o Seu povo Israel. Em segundo lugar, eu devo explicar que Yeshua foi um judeu, nascido em Beit- Lechem (se pronuncia "Bêt-Lehêm" - Belém), a cidade de David o Rei que ficava na região de Yehudah (Judá ou Judéia), no hemisfério sul de Israel - Matityahu (Mateus) 2.1.

Ainda criança seus pais fugiram com ele para o Egito para fugirem da perseguição do terrível rei Hordos - "Herodes", e logo depois, pela mensagem de um anjo, voltaram para Israel, e habitaram na cidade de Natzeret (Nazaré), que ficava na região de Galil (Galiléia), no norte de Israel - Matityahu 2.13-23.

Muitas pessoas que não crêem em Yeshua, usam o versículo 23 de Matityahu 2 para dizerem que aqui há uma mentira, pois nenhum profeta havia dito que o Messias seria chamado "nazareno". Realmente, se olharmos literalmente os textos do Tanakh (Torah + Profetas + Escritos), não há uma profecia referente ao Messias ser chamado de "nazareno". Porém, em Yeshayahu (Isaias) 11, existe a palavra נצר - netzer, que significa "tronco", que por alegoria, é ligada à palavra נצרי - natzri, que significa "nazareno", por isso aí está a explicação da profecia quanto ao Messias ser chamado de "nazareno".

Yeshua cresceu, como qualquer outro menino judeu, aprendendo da Torah e dos Profetas, até que se tornou um adulto. Muitas pessoas, por desconhecerem a cultura judaica, não atentam para os seguintes fatos:

- Yeshua era rabino, pois vemos que muitos o chamavam de "rabi" que é o título usado pelos rabinos.

- Yeshua era um fariseu, pois vemos que quando os fariseus indagam Yochanan haMatbil (João o Batista) se ele era o Mashiach (Messias), Yochanan responde que entre eles (os fariseus) estava um que eles ainda não conheciam e de quem Yochanan não era digno nem de desatar as correias das suas sandálias. Sem contar que existem muitíssimas semelhanças entre os ensinamentos de Yeshua e os ensinamentos do rabino Hillel, grande sábio judeu, fazendo-nos crer que Yeshua era um rabino da Escola de Hillel que concorria com a Escola de Shammai que formava rabinos mais rígidos e legalistas do que os de Hillel. Essas duas escolas formavam juntas as principais escolas farisaicas da época. Então por isso, também cremos que Yeshua não chamava todos os fariseus de hipócritas, mas sim os que realmente eram (já que nos idiomas originais não existem vírgulas, a frase fica mais coerente se lida assim "...escribas e fariseus hipócritas..." , nos mostrando que ele se referia ao grupo dos hipócritas).

- Yeshua nunca pregou nada fora da Torah, como ele memso disse em Matityahu 5.17 , onde a palavra "cumprir" aqui tem o significado de "completar" , ou mesmo de "tornar pleno" , (heb: למלאת - lemalot, ou do grego "plerosai" que significam "completar, tornar pleno, preencher, cumprir"). Mesmo quando Yeshua disse que o shabat (sábado) foi feito para o homem e não o contrário, ele não quis dizer com isso que o shabat havia perdido o seu sentido, mas sim que em certas circunstâncias, era preciso "transgredir" o shabat para que a vida fosse preservada, ou seja, haviam excessões no cumprimento do shabat.

Por isso, que o nome desse blog é תורת ישוע - Torah Yeshua - Torah de Yeshua !!! Porque nós, messiânicos, vivemos sob a plenitude da Torah trazida por Yeshua haMashiach (Yeshua o Messias), o Filho de D-us que, além de nos trazer o sentido pleno da Torah, também foi Mashiach ben Yossef (Messias filho de José - Messias servo e sofredor) e que retornará como Mashiach ben David (Messias filho de David - Messias Rei de Israel).

Shalom !!!

Um comentário:

Unknown disse...

shalom !!! Roni Shomer ben Avraham...

Gostaria de se comunicar com você, para tirar umas duvidas fazer algumas perguntas etc...

como faço para gente se falar ...

meu msn é

king____50@hotmail.com

espero por sua ajuda..