segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Líderes Messiânicos Históricos

Shalom chaverim !!!

Dando uma fuçada em um site de messiânicos ortodoxos, encontrei um artigo muito interessante sobre dois líderes messiânicos históricos e resolvi traduzir e postar aqui:

"Não, o Judaísmo Messiânico não é novo, foi uma continuação do verdadeiro Judaísmo. O Judaísmo Messiânico foi quase silenciado no ano 325 da E.C. (Era Comum, ou A.D.) quando o Imperador de Roma foi o líder da Igreja de Constantinopla.Naquele período Constantino e o Concílio de Nicéia emitiram um decreto excluindo todos os Judeus Messiânicos... a menosque eles quisessem se assimilar e juntar-se à então chamada "A Igreja".Depois do exclusão dos Judeus Messiânicos, e dos Gentios Messiânicos (crentes não-judeus) por praticarem como elessempre fizeram, foi exigido muito chutspah (fel) para continuarem fazendo. Muitos Judeus Messiânicos foram mortos pelaigreja. Esse artigo é para mostrar a você alguns que tiveram chutspah para permanecerem na emet de haShem (verdade deD-us) quando o Judaísmo Messiânico não era tão difundido como é hoje.

Rabino Isaac Liechtenstein

Nu (vamos)! meu propósito nessa seção da T.O.M.J Beis é mostrar que judeus nunca rejeitaram Moshiach, e nunca se assimilaram por seguí-lo (abraçá-lo).Rav Isaac (Ytzchak) Lichtenstein do período de 1880. Um respeitado Rabbi distrital na Hungria, ele conseguiu uma antiga cópia da Aliança Renovada (Novo Testamento) e começou a lê-lo. Como ele observou depois, "Nem a metade me foicontada da grandeza, poder e glória deste Livro, que no passado foi um livro selado para mim. Tudo pareceu tão novo, e aindame fez bem, como a visão de um velho amigo que sacudiu a sua poeira, de suas roupas de viagem e aparece em trajefestivos, como um noivo em trajes matrimoniais, ou uma noiva adornada com suas jóias."

Não muito depois disso, Rabbi Lichtenstein começou a ensinar do mais Novo Testamento em sua sinagoga e para as pessoasPorque de sua reputação e posição, o Synodo dos Rabbis na Hungria chamou-o para comparecer diante deles e explicar-se.Depois de uma prolongada discussão e muito diálogo com Rabbi Lichtenstein, a assembleia rabínica exigiu que ele deveriademitir-se de seu cargo e ser formalmente batizado. Ele respondeu que não tinha intenção alguma de congregar em algumaigreja. Ele encontrou no Novo Testamento a verdadeira plenitude do Judaísmo; então ele iria permanecer com sua congregação, e pregando-o na sinagoga. E, isso foi o que ele fez apesar da perseguição e dos insultos. De seu lugar oficialcomo um Rabbi Distrital ele continuou a ensinar e a pregar do Novo Testamento ("Aliança Renovada" mencionada porYermyahu haNavi, Jeremias 31.31). Este foi um testemunho da forte união de sua própria comunidade e a atenção de suasinagoga.

Logo, Rabbi Lichtenstein e seus escritos virão a ser bem conhecidos, e muitas diferentes igrejas e organizações missionáriasbuscarão seus trabalhos.O Papado, também, logo aprenderá de sua existência e importância. Um enviado especial do Papa visitou Tapio Szele, Hungria, com atrativas ofertas para se juntarem à Igreja Católica. Para todos (os enviados) ele tinha a mesma resposta:"Eu permanecerei entre minha própria nação. Eu amo o Messias. Eu acredito no Novo Testamento mas eu não sou atraídoa me juntar à Cristandade, então eu permanecerei entre meus próprios irmãos, como uma sentinela de dentro e para defendercom eles para contemplar em Yeshua (Jesus) a verdadeira glória de Israel.

Joseph Rabinowitz

Joseph Rabinowitz (1837-1899) é uma das mais marcantes figuras da recente história de judeus crentes. Joseph Rabinowitzcresceu como um Judeu Chassidico. Na cidade russa de Kishinev ele criou uma congregação chamada "Os Israelitas daNova Aliança." Como um judeu que cria em Yeshua, Rabinowitz insistiu em sua identidade judaica; que causou algunsproblemas com os quais os judeus Messiânicos de nossos dias estão familiarizados. Em 1888 Rabinowitz disse, "eu tenhodois assuntos com os quais eu estou absorto: um, o Messias Yeshua (Jesus); o outro, Israel."Rabinowitz publicou pelo menos um folheto em Yiddish em 1894 entitulado "O que é um Israelita da Nova Aliança ?" no qualdois rabinos dialogam, um é Messiânico, o outro não é. Todos os "drash'im" (sermões) de Joseph Rabinowitz estavam escritosem Hebraico, nos quais , o termo B'nai B'rit Chadashah (Filhos da Aliança Renovada) é encontrado escrito."

Fonte: http://www.geocities.com/~rabbi1/mj_notnew.html

Nenhum comentário: