sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Shalom !!!

Kidush para Érev Shabat (Noite de Shabat):

No kidush, se arruma a mesa com uma toalha branca, com pratos e copos especiais, é comemorado com vinho e pão, e posteriormente uma refeição especial.

Todos em pé, ao redor da mesa (em silêncio até que se beba do vinho), a pessoa que vai fazer o kidush ergue o copo com vinho (no mínimo de 18 cm da mesa e cheio até a borda) e recita a respeito do sexto dia e sobre o sétimo dia:

Yom hashishí: vaichúlu hashamáim vehaárets vechol tsevaâm. Vaichál Elokim baiôm hashevií melachtó asher assá, vayshbôt baiôm hashevií mikôl melachtô ashêr assá. Vaivarêch Elohim et iôm hashevií vaicadêsh otô, ki vô shavát mikôl melachtô, ashêr bará Elohim laassôt.

Dia sexto: E terminaram de criar-se os céus e a terra, e todo seu exército. E cessou D-us, no dia sétimo, a obra que fez, e finalizou no dia sétimo toda a obra que fez. E abençoou D-us ao sétimo dia, e santificou-o, porque nele findou toda Sua obra, que criou D-us para fazer.

Depois ele pede licença aos senhores:

Savri Maranan

Com a permissão dos senhores.

É recitada a bênção do vinho:

Baruch Ata Ad-nai. Elokênu, Mélech Haolam, borêpri hagáfen.

Bendito sejas Tú, Senhor, nosso D-us, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira.

E então a bênção da santificação do dia:

Baruch Atá Ad-nai, Elokeinu. Melech haOlám. Asher kideshânu bemitsvotáv veratzá vânu, veshabat kodshô beahavá uveratsôn hinchilânu, zicarôn lemaassê vereshit, techilá lemicraê kôdesh, zécher litísiát Mitsraim, ki vanu vachárta veotânu kidashtá mikôl haámim, vesbabat codshechà baahavá uveratsôn hinchaltânu. Baruch Atá Ad-nai, mecadêsh hashabat.

Bendito sejas Tú, Senhor, nosso D-us, Rei do Universo, que nos têm santifícado com Teus mandamentos c nos quizeste, concedendo-nos com amor e agrado o Teu santo dia de Shabat, em recordação à obra da Criação, pois que é a primeira das datas santas, em lembrança da partida do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e o Teu sagrado Shabat, com amor e agrado, nos deste de herança. Bendito sejas Tu, Senhor, que santificas o Shabat.

Depois desse momento o oficiante bebe do vinho e é louvável que os outros participantes bebam do mesmo vinho.

Então todos nós fazemos netilat yadáim (que é o ato de lavar as mãos para erguer mãos puras ao Eterno)

Derramando água 3 vezes sobre a mão direita (canhotos começam pela esquerda) e posteriormente sobre a mão esquerda, finaliza-se esfregando uma mão na outra 3 vezes, recita-se:

Baruch Atah Ad-nai, Elokeinu Melech haOlam, asher kidshanu bemitzvotáv, vetzivanu al netilat yadáim.

Bendito sejas Tú, Senhor, nosso D-us, Rei do Universo, que nos têm santifícado com Teus mandamentos e nos ordenaste erguer mãos puras.

E então, segurando 2 pães (um em cada mão), que estavam cobertos até agora recita-se a bênção do pão:

Baruch Ata Adonai Elohênu Mélech Haolam, hamotsí léchem min haárets.

Bendito sejas Tú, Senhor, nosso D-us, Rei do Universo, que tira o pão da terra.

Mergulhamos uma fatia do pão no sal (o pão simboliza misericórdia e o sal justiça, simbolizando assim que devemos ter misericórdia em nosso julgamento) 3 vezes e comemos. E então a refeição pode continuar com alegria e júbilo !!!

Shabat shalom

Nenhum comentário: