sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Préambulo

Shalom,

O intuito dessa postagem é ser um pré-âmbulo para outra postagem, na qual os argumentos critãos anti-Torah e antissemitas serão refutados, e as leis do Eterno bem como a eleição do povo judeu serão confirmados. Um resumo da fé judaico-messiânica:

1º O judeu messiânico deve ser judeu.

Parece estranho ter que dizer isso, mas é necessário. Pessoas que se achegam ao judaísmo messiânico sem ter nenhuma origem judaica e se dizem judeus messiânicos. O judeu-messiânico tem que ser judeu. Na minha opinião (e de algumas outras pessoas), aquele descendente de judeus que foram forçados a se converterem ao cristianismo também são judeus. O filho de pai judeu também é judeu (isso repito, na minha humilde opinião). Mas ok, em que implica essa afirmação? Afirmar que o judeu messiânico deve ser judeu, implica no fato de que aos judeus foi dada a Torah, como um conjunto de instruções, mandamentos, leis e estatutos perpétuos, por todas as gerações. Implica também em observar as tradições de seu povo, que foram se desenvolvendo ao longo de toda a história. Infelizmente no judaísmo hoje, as tradições são vistas com a mesma autoridade da Torah, mas novamente na minha opinião, devem ser vistas como uma padronização, uma formatação, a Torah diz o que deve ser feito, e a tradição diz como deve ser feito. Por exemplo, a Torah diz que devemos rezar o Shemá, e as tradições dizem a partir de que horas, até que horas, em pé, deitado, andando, etc. Ser judeu implica também muitas vezes em perseguições, preconceitos, agressões (principalmente como as que temos visto em Israel, quando os palestinos terroristas esfaqueiam sem mais nem menos os judeus nas ruas), etc. Ser judeu implica em ser luz para as nações, em ser um povo que apesar dos seus erros, sempre busca a justiça, especialmente por ser o povo detentor das revelações de D-us. Ser judeu implica em saber o valor, a responsabilidade e o peso de ser judeu. O não-judeu (chamado gentio) que se aproxima do judaísmo messiânico, não deve querer tornar-se judeu, pois ele deve manter a sua própria cultura (desde que não seja contrária às escrituras), ppois essa cultura também tem valor.

2º D-us deu a Torah a Israel, e ela é imutável e perpétua.

As escrituras não anulam as escrituras, se D-us disse que os estatutos serão perpétuos, então serão perpétuos e ponto final. Se em determinado ponto das escrituras, está escrito que "A" é "A", e em outro ponto parece dizer que "A" é "B", então o segundo ponto está sendo interpretado errado e deve ser revisto, até ser encontrada uma interpretação que harmonize as duas passagens. Cremos que a Torah é perpétua, boa e necessária para uma vida justa e segundo a vontade do Eterno. É como um manual para a vida. Irrevogável, imutável, indestrutível, ela é árvore da vida para os que nela se apóiam, e os que nelas se apegam são bem aventurados (Provérbios 3). Ela é a base, o fundamento, a revelação do que D-us espera do homem, e não há motivos para enxergá-la como obsoleta, ineficaz, ineficiente, incompetente. Portanto a Torah vigora!

3º Israel é o povo de D-us

Isso não é questionado entre os judeus, mas entre os não-judeus ainda existe a "Teologia da Substituição", que diz que a igreja de Cristo substituiu Israel quanto à eleição, se tornando assim o "Israel Espiritual". Bom, quanto a isso posso citar inúmeros versículos, mas vou citar apenas alguns:

"Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho."
Deuteronômio 32:9,10

"E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei."
Atos 21:20

"Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!"
Romanos 11:11,12

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
Romanos 11:25,26

Israel é o povo de D-us, e sempre será o povo de D-us. Os não-judeus que se achegam à fé no D-us de Israel, através do Messias de Israel, são enxertados em Israel, e não devem jamais ensinar que substituíram Israel.

4º Messias é judeu

Sim, o Machiach (messias) é judeu:

"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."
Miquéias 5:2

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."
Lucas 2:10,11

Filho de judeus cumpridores da Torah:

E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Yeshua, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos."
Lucas 2:21-24

Yeshua era fariseu:

"Alguns dos emissários eram fariseus. Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando."
João 1:24-28

Yeshua era rabino:

"Perguntaram-lhe eles: Mestre (Rabino), sabemos que falas e ensinas com retidão e que, sem fazer acepção de pessoa alguma, ensinas o caminho de D-us segundo a verdade"
Lucas 20:21

Yeshua confirmou a obediência à Torah:

"Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para torná-los plenos. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus."
Mateus 5:17-19

Yeshua confirmou a autoridade dos fariseus:

"Então, Yeshua disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam."
Mateus 23:1-3

Yeshua condenou aquelas tradições que contrariavam a Torah (e somente as que contrariavam):

"Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram: Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!Respondeu Jesus: "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’, ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês."
Mateus 15:1-6

Existem muitos outros versículos que comprovam esses pontos, mas não quero criar uma postagem que esgote o assunto, isso é apenas um resumo da fé judaico-messiânica, e a primeira parte de um estudo que visa refutar as acusações cristãs contra a Torah. Em breve escreverei a segunda parte.

Shabat shalom

Nenhum comentário: