terça-feira, 16 de junho de 2009

Yeshayahu 53

Saiba… perante a quem você está destinado a dar julgamento e justificativa.
Talmud tratado Ética Dos Pais, 3:1

מִקְוֵה, יִשְׂרָאֵל, מוֹשִׁיעוֹ, בְּעֵת צָרָה

Oh Mikvé (imersão - batismo) de Israel, Moshió (salvador ) na época de Tzará (angustia - depressão) - Jeremias 14.8

Isaías 53: Como os Rabinos interpretaram esta passagem?
Por Esther Tamar e Benny Zahav

Uma das passagens as mais importantes no Tanach (Bíblia) está em Isaias.

Isaias 53 é também um das mais controversas.

Os Judeus tradicionais modernos dirão que Isaías 53 não se refere ao Messias e principalmente a Yeshua (Jesus).

A interpretação rabínica moderna dos dias de hoje fala que Isaías 53 refere se a Israel, mas isto não é o que os Rabinos antigos pensavam, pois os mesmos interpretavam Isaias 53 como sendo o Messias.

O Rabino Moses Alschech (1508-1600) diz:

Nossos sábios Rabinos com uma só voz aceitam e afirmam em comum opinião que o profeta discursa sobre o Messias, e nós devemos aderir ao mesmo ponto de vista.

Abravanel (1437-1508) disse:

Esta é também a opinião de nossos próprios homens instruídos na maioria de seus "Midrashim." (discursos rabínicos)

Rabino Yafet Ben Ali (segunda metade do 10o século):

Quanto a mim, eu vou considerá-lo como aludindo ao Messias.

Abraham Farissol (1451 - 1526) diz:

Neste capítulo parece haver umas semelhanças e umas alusões consideráveis ao ministério do Messias "cristão" e aos eventos que são aplicados para ter acontecido com ele, de modo que nenhuma outra profecia deva ser encontrada o aplica tão bem e o assunto de que pode assim imediatamente lhe ser conferido.

Targum Yonathan (4o século) dá a introdução em Isa. 52:13:

"Eis, meu servo o Messias…"

Gersonides (1288-1344) em Deut. 18:18:

"De fato o Messias é tal profeta, pois se indica no Midrash no verso, "Eis, meu Servo…" (Isa. 52:13)."

Midrash Tanchuma:

"Foi exaltado acima de Abraham, exaltado acima de Moshe, e ainda mais exaltado do que os Arcanjos" (Isa.52: 13).

Yalkut Schimeon (atribuído ao Rabbi Simeon Kara, ao 12o século) diz:

em Zacarias.4:7:

(O rei Messias) é maior que os patriarcas, porque é dito, "Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

(Isa. 52:13)."

Maimônides (1135-12O4) escreveu ao Rabbi Jacob Alfajumi:

"Do mesmo modo esta em Isaías que (Messias) apareceria sem reconhecer um pai ou uma mãe": Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca;... (Isa.53: 2). "

Tanchuma:

O Rabino Nachman diz: A Palavra HOMEM na passagem, um homem que seja cabeça da casa de seu pai.

(Num.1, 4), alude ao Messias, o filho de David, porque está escrito, "Eis o homem cujo nome é Tzemach (renovo)". Onde no Targun Yonathan interpreta, "Eis o homem o Messias" (Zacarias. 6:12); e assim é dito: homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (Isa.53: 3)."

Talmud Sanhedrin (98b):

"Messias… qual é seu nome? Os Rabinos dizem, "leproso"; aquele da casa de estudo. (Rabino Yehuda Hanassi, o autor do Mishná, 135-200): seus alunos disseram o nome do Messias é "Cholaja" (o enfermo), porque diz; "certamente carregou nossas enfermidades..." (Isa.53,4). "

Pesiqta Rabbati (ca.845) sobre Isa. 61,10:

Os "mundo dos Patriarcas", um dia no mês de Nisan, levantaram e dirão (ao Messias): 'Efraim, nosso Justo Ungido, embora nós sejamos seus avós, contudo você é maior do que nós, porque você carregou os pecados de nossos filhos, porque diz: ‘Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido’ ‘Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados’
(Isa.53, 4-5).

Rabino Shmeon Ben Yochai (2° Século), Zohar. parte II página 212a e III página 218a, Amsterdã Ed.):

Há no jardim de Éden um palácio chamado: 'O palácio dos filhos da enfermidade, este é palácio que o Messias entra, e chama sobre si cada doença, cada dor, e cada castigo de Israel: então todos vêm e caem sobre Ele. E assim tirou o peso de Israel, e os levou sobre si mesmo. Não havia nenhum homem capaz de carregar a punição de Israel por causa da transgressão da lei; este é aquele do que é escrito, Verdadeiramente ele tomou sobre si (Isa.53, 4). - Enquanto lhe dizem (o Messias) da miséria de Israel em seu cativeiro, e daqueles infiéis entre eles que não atenderam em conhecer seu Senhor, Ele (o Senhor deles o Messias) levanta sua voz e chora para pelas iniqüidades e infidelidades deles; e assim escreve-se, "ele foi ferido por causa de nossas transgressões" (Isa.53,5). Midrash (em Ruth 2.14): É discurso do rei Messias – ‘venha em direção’, isto é próximo ao trono; "coma do pão", isto é o pão do Reino. 'Isto alude a (pão da) aflição, enquanto é dito, "mas foi ferido por causa de nossas transgressões, afligido por causa nossos iniqüidades" (Isa.53,5).

Disse o Rabino Elias de Vidas (Século 16):

"O significado de ‘foi ferido por causa de nossas transgressões, afligido por causa de nossas iniqüidades’ é, desde que o Messias carrega nossas iniqüidades que produzem suas aflições, conseqüentemente aqueles que não admitem que o Messias sofra por nossas iniqüidades, então devem eles mesmos sofrer pelas deles."

Siphre:

O Rabino Jose Galileu disse: vem aprender os méritos do Rei Messias e a recompensa do justo - Considere quantas mortes levou sobre si, de sua própria geração, e sobre daquelas que os seguiram, até o fim de todas as gerações. Qual atributo é maior, o atributo da bondade, ou o atributo da vingança? '- Respondeu, 'o atributo da bondade é maior, e o atributo da vingança é menor. ' - ' quanto mais então, o Rei Messias, que resiste as aflições e as dores por causa de nossas transgressões (pois se escreve, 'foi ferido...), justificam todas as gerações.
Este é o significado da palavra, mas o Adonay fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. (Isa.53:6). "

O Rabino Eleazer Kalir (Século 9) escreveu a seguinte oração de Musaf (do sidur):

"Nosso Messias o justo partiu de nós. O Horror apreendeu-nos e nós não temos ninguém para justificar-nos. Carregou nossas transgressões e culpa de nossas iniqüidades, e foi ferido por causa de nossas transgressões. Suportou nossos pecados em cima de seus ombros para que nós possamos encontrar o perdão para nossas iniqüidades. Nós seremos curados por suas feridas, quando o ETERNO o recriar em uma nova criatura. E trazê-lo ao círculo da terra, levantá-lo de Seir, para que nós possamos o ouvir pela segunda vez."

Musaf - sãos as orações de acréscimos no sidur, o livro de orações e louvores judaicos usados nas sinagogas.

Seir - se refere ao lugar onde Esaú foi. Esaú (que é chamado também de Edom) na literatura Talmúdica alude ao cristianismo.


Rabino Moshé, "o Pregador" (século 11) escreveu em seu comentário sobre Genesis (página 660):

No principio D-us fez uma aliança com o Messias e disse ao Messias: 'meu Messias o Justo, aqueles que confiarem em você, seus pecados, trarão sobre você um fardo muito pesado pra você suportar, e Ele (o messias ) respondeu: 'eu aceito contente todas estas agonias em ordem que nenhum só de Israel seja perdido. 'Imediatamente, o Messias aceitou todas as agonias com amor, como se escreve: 'foi oprimido e aflito'.

Pesiqta (sobre Isa.61:10):

Grandes opressões foram colocadas em cima de você, como diz: Pela opressão e pelo juízo foi levado e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? (Isa.53: 8), como ele dizem: mas Ad-nay fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.'(Isa.53: 6). "

Hinei Tzemach Shmô
Eis que se chamará Renovo
Zechariah 6:11-12

Rabi. Joshua ben Levi diz : o nome do Mashiach é Tzemach…

Talmud Brachot Cap. 2 Halachá 4

No Midrash Mishlei, o Rabino Huna fala dos "sete" nomes do Messias, tirado tambem de Isaias 9:5:

Midrash Mishlei:

"Rabino Huna disse: ‘O Messias é chamado por sete nomes e eles são Yinnon, Tzadikeinu [‘nossa justiça’], tzemach [‘rebento’], Menachem [‘Consolador’], (filho de) David, Shiloh (enviado), and Elijah.’"3 "O Messias é chamado por oito nomes tambem: Yinon, Tzemach, Pele [‘Maravilhoso’], Yo’etz [‘Coselheiro -advogado’], Mashiach [‘Ungido’], El [‘D-us’], Gibbor [‘Forte’], and Avi ’Ad Shalom [‘Pai da Eternidade’]." Midrash Mishle ("Midrash sobre Proverbios") ed. Solomon Buber (Vilna: 1893)


É preciso lhes dizer que a verdadeira e perfeita Redenção depende inteiramente de nós; pois se nós, judeus, voltarmos a D'us com um sincero arrependimento, seremos imediatamente redimidos pelo nosso justo Mashiach (Messias).

Rebbe Menachem Mendel Schneerson

9 comentários:

AndMania disse...

Oi querido, amei seu blog e estou linkando no meu, ta?
www.andressadias.blogger.com.br

Abraços

Roder Rock disse...

סליחה, אבל מה שאתה אומר זה שישוע היה המשיח כי אנחנו יהודים הם לא בסדר? זה היה קצת מבולבל מה הם אומרים עתיקה ומודרנית.

שלום
ראובן

mauricio_sdj12 disse...

Olá...
Gostei de algumas coisa do seu blog, mais vi um comentário no site http://www.yeshuachai.org/forum/viewtopic.php?p=32581&sid=d803f20db2929d8af994c735eff99c18 que tinha o endereço do seu blog ao lado.
Portanto queria fazer um comentário:
É verdade que no hebraico não existe proparoxitona? "...no hebraico não existem proparoxítonas, ou seja um nome com pronúncia "Yao-hú-shu-a" não existiria em hebraico NUNCA...".
Pois se não existe, como fica a palavra: Yahuhshalaym, Ya-huh-shua-la-ym(Jerusalám) que pelo visto é mais do que quatro sílabas. Outra palavra é: Zhakaryahuh, Zha-kar-ya-huh(Zacarias) significado: Yahuh se lembrou. Outra observação é a palavra hebraica Aleluia: "HALlELU–YAH = Louve a Yah". Que (Yah) seria uma abreviação do nome do Eterno, então porque a primeira sílaba do nome do Messias é Ye, sendo que nele habita corporalmente toda a penitude da divindade?

Metushelach Ben Levy disse...

Belo artigo, e muito bom ver gente que se enteressa pelo que diz a tradição de nosso sábios para melhor enter As Escrituras.

Shalom bashem Yeshua HaMashiach

Rodrigo Garcia disse...

Shalom Reuven!!!

Responderei em português para todos entenderem. Muitos judeus creram que outros foram o Mashiach, e nem por isso deixaram de ser judeus. Nós cremos que o Mashiach é Yeshua, e temos esse direito, nem por isso deixamos de ser judeus. Que culpa temos se os pagãos criaram uma imagem dele que não condiz com a realidade?

Nós sabemos em quem cremos, sabemos quem é ele, e acabou. Querem criar uma imagem diferente, que criem, o problema é deles e não nosso.

Shalom,

Rodrigo

Rodrigo Garcia disse...

Maurício,

Você deve estar confundindo quantidade de sílabas com acentuação. Proparoxítona é aquela palavra que tem como sílaba tônica a antepenúltima sílaba ou ainda as anteriores como a palavra "árvore", onde a sílaba tônica é a antepenúltima.

Agora "Yahuhshualaym"?! Desconheço esse nome, o nome da cidade santa é Yerushalaim.

Só mais uma coisa peço para que poste os comentários nos tópicos pertinentes.

Shalom

ALFREDO CESAR ARBID disse...

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, MUITO BEM ORGANIZADO E CULTURALMENTE CORRETO, EM DIDÁTICA DE EXPLANAÇÃO E SABEDORIA GANHA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO.
MEUS SINCEROS PARABÉNS, ADOREI, O BASTANTE PARA PRESTAR AS MINHAS DEVIDAS E MERECEDORAS ATENÇÕES EM TODOS OS BEM ESTRUTURADOS DETALHES, QUE SÓ UMA MENTE PREVILEGIADA, PODERIA FORMALIZAR TAL ESTUDO, TÃO MEDÓTICO COMO SINGULAR.
GOSTARIA DE SABER O NOME DO ORGANIZADOR DESTE SITE OU BLOG, COMO DESEJAR CHAMAR ESTA MARAVILHA DE EXPOSIÇÃO PROGRAMÁTICA, E PARABENIZA-LO PROFUNDAMENTE E ADQUIRIR UMA AMIZADE ACIMA DE TUDO, PRINCIPALMENTE PELO AMÔR AO NOSSO AMADO PAI, AMIGO E IRMÃO, YESHUA HA MASHIACH, O ÚNICO E VERDADEIRO SALVADOR UNIVERSAL !!!
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE CONHECER SEU SITE, ESTOU VERDADEIRAMENTE MARAVILHADO PELA SIMPLICIDADE E ORGANIZAÇÃO CONCENTRADA DE SEUS ENSINAMENTOS FÁCEIS DE DIGERIR.
ABRAÇO DO ALFREDO CESAR ARBID OU ARBIDYAHU TSADOK BEN OR !!!
cesarbiddd@yahoo.com.br
cesarbiddd@gmail.com
cesarbiddd@hotmail.com
cesarbiddd@facebook.com
QUE O SUPREMO ABSOLUTO ALTÍSSIMO CRIADOR ETERNO DE DIAS TE ABENÇOE E TE GUARDE PARA SEMPRE !!!

ALFREDO CESAR ARBID disse...

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, MUITO BEM ORGANIZADO E CULTURALMENTE CORRETO, EM DIDÁTICA DE EXPLANAÇÃO E SABEDORIA GANHA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO.
MEUS SINCEROS PARABÉNS, ADOREI, O BASTANTE PARA PRESTAR AS MINHAS DEVIDAS E MERECEDORAS ATENÇÕES EM TODOS OS BEM ESTRUTURADOS DETALHES, QUE SÓ UMA MENTE PREVILEGIADA, PODERIA FORMALIZAR TAL ESTUDO, TÃO MEDÓTICO COMO SINGULAR.
GOSTARIA DE SABER O NOME DO ORGANIZADOR DESTE SITE OU BLOG, COMO DESEJAR CHAMAR ESTA MARAVILHA DE EXPOSIÇÃO PROGRAMÁTICA, E PARABENIZA-LO PROFUNDAMENTE E ADQUIRIR UMA AMIZADE ACIMA DE TUDO, PRINCIPALMENTE PELO AMÔR AO NOSSO AMADO PAI, AMIGO E IRMÃO, YESHUA HA MASHIACH, O ÚNICO E VERDADEIRO SALVADOR UNIVERSAL !!!
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE CONHECER SEU SITE, ESTOU VERDADEIRAMENTE MARAVILHADO PELA SIMPLICIDADE E ORGANIZAÇÃO CONCENTRADA DE SEUS ENSINAMENTOS FÁCEIS DE DIGERIR.
ABRAÇO DO ALFREDO CESAR ARBID OU ARBIDYAHU TSADOK BEN OR !!!
cesarbiddd@yahoo.com.br
cesarbiddd@gmail.com
cesarbiddd@hotmail.com
cesarbiddd@facebook.com
QUE O SUPREMO ABSOLUTO ALTÍSSIMO CRIADOR ETERNO DE DIAS TE ABENÇOE E TE GUARDE PARA SEMPRE !!!

Contato disse...

Alfredo,

Fico grato pelas palavras, e que toda kavod seja dada ao Altíssimo!!! Que o blog seja para o crescimento de todos!!!

Shalom,

Rodrigo