quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Evangelismo ou Proselitismo ?

Shalom,

É ordem do Mashiach espalhar as boas-novas entre as nações, começando pelos judeus e depois partindo para as outras nações. o que significa boas-novas ? Boas-novas era a notícia de que um novo rei havia se levantado na nação de Israel, e até que essa notícia corresse por todos os lugares de Éretz, ele não poderia reinar, mas assim que todas as partes do país tivesse tomado conhecimento do novo rei, ele poderia assumir o seu reinado. O que mais me preocupa é a forma como as boas-novas está sendo espalhada. Vejo algumas pessoas fazendo literalmente de tudo para que isso seja cumprido, mas taé que ponto isso esta correto ? Eu cheguei a ver uma pessoa que se fingiu de satanista para ir evangelizar os satanistas.

Não sei o que levou essa pessoa a fazer isso, mas provavelmente foi o seguinte texto de Rav Sha'ul haShaliach que diz:

"Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele."

I Coríntios 9.19-23

Quem lê esse texto e não se detém nele, e não o encaixa no contexto original judaico, pode facilmente se comportar conforme o caso citado, porém, vamos ver outra leitura desse texto conforme o contexto correto:

"Porque apesar de eu ser um homem livre, fiz-me escravo de todos, para ganhar tantas pessoas quanto possível. Isto é, com os judeus coloquei-me no lugar de um judeu, a fim de ganhá-los. Com as pessoas sujeitas à perversão legalista da Torah, coloquei-me no lugar de alguém sujeito ao legalismo, a fim de ganhar os que se encontram sob o legalismo, ainda que eu mesmo não esteja sujeito à perversão legalista da Torah. Para os que vivem fora do contexto da Torah, coloquei-me no lugar de alguém alheio à Torah a fim de ganhar os alienados da Torah --- apesar de eu mesmo não estar de fora do contexto da Torah divina, mas no contexto da Torah afirmada pelo Messias. Com os "fracos", tornei-me "fraco", a fim de ganhá-los. Lidei de formas diferentes com pessoas diferentes, a fim de que em todas as circunstâncias eu pudesse salvar ao menos algumas delas. No entanto, tudo faço pela recompensa das boas-novas, para poder partilhá-las com quem vier a confiar (crer)."

Esta é a versão do "Novo Testamento Judaico", que foi traduzido do texto grego pelo Dr. David Stern, que buscou o contexto judaico em cada texto. Bastante diferente, não ? Mostra Sha'ul agindo de várias formas sem deixar de ser judeu, cumpridor da Torah. Já vi muita gente utilizando esse texto para dizer que o cumprimento da Torah nada significa, ou até mesmo para tentar desacreditar Sha'ul como um judeu cumpridor da Torah, acusando-o de ser um helenizado que pregava a apostasia à Torah, e acho que esse texto esclarece muitas coisas.

Quando Sha'ul diz que ele colocou-se no lugar de alguém alheio à Torah, não significa que ele deixou de cumprir a Torah só para evangelizar aos gentios, mas sim que ele falou com os gentios de uma forma que os gentios que não conheciam a Torah, entendessem. O que adianta agluém chegar para alguém que nunca soube da existência da Torah, e começar a falar de várias leis, mandamentos, estatutos, etc ? Essa pessoa vai ficar "boiando".

Quando ele diz que tornou-se "fraco" com os "fracos", o que será que ele quis dizer ? Utilizando o nível "Drash" (investigação) da hermenêutica judaica, nível esse que consiste em procurar textos nas próprias escrituras que explicam outros textos, encontrei o seguinte:

"Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu."

I Coríntios 8.9

Então agora podemos entender o que Sha'ul considerava como alguém "fraco", que é aquele que é induzido facilmente, observando o exemplo que Sha'ul citou. Se alguém que é induzido facilmente e não tem o conhecimento das escrituras que você tem, te ver comendo em um templo idólatra, certamente vai ser levado a pensar que não há nada errado em comer comidas sacrificadas aos ídolos, quando na verdade é proibido.

Vejam bem, Sha'ul advertiu que não devemos perguntar a procedência dos alimentos, se foram ou não oferecidos aos ídolos, pois se foram, e alguém comê-los sem saber, nada vai acontecer, mas se soubermos que foram, então não devemos comer para não transgredir uma mitzvá (mandamento). Nem tudo o que os idólatras fazem é oferecido aos ídolos, mas tem gente que não tem essa consciência, então devemos tomar cuidado para não induzir essas pessoas a um entendimento errôneo das nossas atitudes. Isso é se tornar fraco para com os fracos.

Então eu volto na questão central do tópico que é:

Vale tudo para evangelizar as outras pessoas?

A resposta é NÂO !!! O que vale é agir de acordo com a Torah, conforme foi explicada pelo Mashiach, conforme vemos nas escrituras, então essa pessoa que se fingiu de satanista para evangelizar os satanistas, está pecando, pois imagine se Yeshua se fingiria de um adorador de hasatan para tocar os corações dos satanistas. Isso é loucura !!!

Agora eu gostaria de abordar um outro lado dessa questão, que é o desrespeito que algumas pessoas têm ao evangelizar. Não são raros os casos dos "Jews for Jesus" (judeus e descendentes de judeus evangélicos) que ficam nas portas das sinagogas tradicionais entregando panfletos que falam de Yeshua. Isso é um tremendo desrespeito porque além de queimar o movimento judaico-messiânico (porque eles são batistas, e não seguem o judaísmo como os judeus messiânicos, mas sim o cristianismo), eles acabam por levar judeus a crerem em doutrinas que não condizem com as escrituras, e a afastarem os judeus da Torat Emet (Torah Verdadeira).

Quando Yeshua mandou espalhar as boas-novas, ele ordenou que se fizessem discípulos. Um discípulo vivia como seu mestre (e com o mestre), falava como ele, pensava como ele e agia como ele. Não é só parar uma pessoa na rua e falar:

"Jesus morreu por você, ele se sacrificou, e derramou seu sangue para a remissão dos pecados de cada um".

Tudo isso é verdade, mas não é só isso !!! Está faltando alguma coisa, está faltando o discipulado. Discipular um gentio não significa que ele deve cumprir a Torah de Mosheh obrigatoriamente como Yeshua fazia. Não !!! É ensinar ao gentio que ele deve ter o compromisso com asua porção da Torah da mesma forma que Yeshua tinha compromisso com a porção da Torah que lhe cabia.Vamos buscar nas escrituras a forma correta de evangelismo. Proselitismo, não é evangelismo. Eu já expliquei o que são as boas-novas no começo do tópico, então vamos ter essa consciência e assim espalhar o reino de Yeshua.

Shalom

2 comentários:

Ze´ev Hashalom disse...

Shalom !!!
Sh´mi Ze´ev Hashalom. Any meamin b´Yeshua Hamashiach kamokha [Baruch HaShem]. Any choshev kamokha al Shaul hashaliach vegam al HaTorah beyn hagoyim... TaNaKh uBerith Chadashah Emet HaOlam meatah vaed. Mi iten, chaver sheli,shekol hanotsryim iakh´lu lichshov ken...
Shalom, shalom.
Lehitr´aot.

Ze´ev Hashalom katav im simkhah
miphnei shehu´ matsa´ maqom echad baNET asher bo mashehu kotev al Torat Yeshua...

allabatera disse...

Muito bom o texto, haTalmid. Seria bom se todos os cristãos tivessem essa mesma consciência. Há uma coisa mto engraçada q é comum acontecer entre cristãos (principalmente os mais sinceros): Mtos já cumprem mandamentos da Torah como as Leis de Noé, mas desassociam isso da Torah, dizendo q são as "Leis do Novo Testamento". Esse talvez seja o principal erro dos cristãos.

Shalom!