quarta-feira, 13 de julho de 2016

Carta de Paulo

Carta de Sha'ul haShaliach (Apóstolo Paulo) às igrejas de hoje:


Paulo, servo do Messias, a todas as igrejas de hoje. Tenho visto com grande alegria a expansão do evangelho sobre a Terra, por causa disso quase todas as pessoas do mundo sabem quem é Yeshua, e isso apressa o seu regresso. Fico maravilhado em saber que existem tantas pessoas batalhando pela divulgação da vida e obra de nosso Senhor. Temo porém que durante todos esses séculos as minhas orientações foram distorcidas por pessoas que não entenderam o verdadeiro significado do evangelho. Essas pessoas não me conheceram, não sabem quem eu fui, o que eu vi, o que eu vivi, aprendi ou ensinei. Meu nome é Sha'ul (ou Paulo por ser cidadão romano), nasci em Tarshish, região onde hoje é a Turquia, na época uma cidade importante do império romano. Fui porém criado em Jerusalém, estudei com o rabino mais sábio da época, chamado Gamaliel. Gamaliel era Raban, ou seja, era o presidente do Sinédrio, a corte judaica, e também neto de um dos mais importantes rabinos da história judaica, Hilel. Eu também fui membro do Sinédrio em uma posição considerável, pois quando perseguia os seguidores do Messias eu tinha um cargo equivalente a promotor de justiça. Tinha autoridade para solicitei cartas ao Sumo-Sacerdote para prender a quem fosse preciso até mesmo em outros países (At 9.1,2).
Esta era a minha posição, um homem importante da comunidade judaica de Jerusalém, um fariseu da Escola de Hilel, membro do Sinédrio, zeloso dos mandamentos de D-us, irrepreensível quanto a Torah e quanto as tradições judaicas, e nisso me orgulhava. D-us então em Sua infinita misericórdia enviou Yeshua o Messias a mim, o qual passei a seguir e pregar. Yeshua me fez ver que todo o meu orgulho era escória (Fp 3.4-7), pois nada disso poderia me fazer um homem salvo embora ainda tenha o chamado de cumprir os Mandamentos de D-us por ser judeu. Entretanto conhecer Yeshua, ao contrário do que muitos pensam, não me fez afastar da Torah, dos Profetas e das tradições do meu povo, pelo contrário, eu me tornei ainda mais zeloso, porque como está escrito: "Porei a Minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração" (Jr 31.33). Vou repetir, a Torah é Santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7.12), e não é culpa de D-us que os deu, se o homem os perverteram conforme a sua vontade. D-us é perfeito e faz coisas perfeitas, nos deu a Torah para que vivêssemos por ela e por seus princípios. Por que então tanta distorção das minhas palavras? Eu vos explicarei meus filhos.
No primeiro século, ainda estávamos ensinando os não judeus como eles deveriam viver a nova fé. Muitos gentios então se deixaram circuncidar pensando que acrescentariam com isso algo à sua salvação, além de quererem se orgulhar por serem judeus, e ainda fugir da perseguição romana, pois os romanos permitiam as religiões locais, mas não permitiam novas religiões. O sacrifício de Yeshua é suficiente para reconciliar os homens com D-us, e não é necessário nada a mais que isso, quando porém um não judeu se converte ao judaísmo pelos motivos errados, ele está cobrigado a cumprir os mandamentos de D-us. Vejam que eu não sou contra um gentio crente se converter ao judaísmo quando ele realmente deseja com todo o seu coração, e com toda a sua alma, esse gentio crente convertido será um judeu e viverá como judeu (desde que não negue Yeshua, do contrário cairá para sempre). O que eu fui e sou contra é um gentio crente achar que será alguém de maior prestígio se tornando judeu. E isso era pregado pelos falsos judeus que atormentavam os recém chegados na fé no D-us de Israel através de Yeshua haMashiach.
Irmãos, eu nunca neguei o meu povo, nunca abandonei a Torah (Pv 4.2), nunca deixei de ser fariseu, mesmo depois de me tornar discípulo do Rabino dos rabinos, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Entendam de uma vez por todas que eu nunca preguei contra a Santa Torah e nem contra as tradições judaicas (At 28.17). Não se conformem com as doutrinas ensinadas, não se conformem com as traduções das escrituras, com tantos recursos existentes hoje, é inadmissível que se deixem levar por tão inexpressiva pregação.
Permaneçam firmes na fé, evoluindo no estudo das escrituras, e no poder de D-us, o cabeça do Messias.
Shalom

Um comentário:

honorato disse...

excelente !!!uma emenda a BRIT CHADASH...